Novos Sócios, apresentação de medalha, dentre outras pautas marcam reunião do mês de Junho no IHAGGO

A reunião ordinária no último dia 15 de junho, na sede do IHAGGO (CASA ADELMAR TAVARES), foi muito importante, começando pelo momento de interação proporcionado pela confreira Josy Borba, com uma dinâmica de grupo. Borba nos fez refletir a visão de uns para com os outros como "gente". A dinâmica foi ao som da música (GENTE) na intepretação de Caetano Veloso. Após este momento, seguiu-se a solenidade de diplomação dos novos sócios, para o fortalecimento da entidade, que fizeram o solene juramento, lido pela nossa confreira Gedália Maria.
Foram diplomados os seguintes sócios e suas categorias:
Sócios BENEMÉRITOS: Basílio Augusto de Araújo, Edilson Oliveira da Silva, Edivaldo de Lima Gadelha, Gedália Maria Venceslau da Silva, Gilberto Cordeiro de Andrade Junior.
Sócios EFETIVOS: Alexandre Almeida de Araújo, Antístenes Pereira Lima, Zuleide Eliza Almeida Moreira.
Sócios HONORÁRIOS: Carmelo Antônio de Oliveira, Joaquim Matias Barbosa Neto.
Sócio BENFEITOR: José Mário dos Santos.
O Presidente Harlan Gadelha apresentou aos presentes os novos livros doados para compor o acervo bibliográfico do Instituto, e quatro quadros históricos, do Confrade Reinaldo Carneiro Leão, secretário perpétuo de IAHGP. Acrescentando muito no nosso museu do IHAGGO, Harlan falou da importância de já preparar a exposição do acervo em nossa sede.
Ainda sobre a reunião, tivemos a presença da Confreira Aline Romanelli, apresentando o seu trabalho que leva o nome de Goiana para os quatro cantos do pai. Ela nos apresentou a franquia Miss Eco Brazil, que surgiu a 27 anos, com o intuito de chamar atenção para a proteção da Amazônia, um concurso que tomou tamanha proposição e alastrou-se a outras dimensões como projetos Socioambientais, de proteção ao patrimônio material e imaterial, costumes e tradições, de proteção aos animais e as causas de necessidades sociais. Participam pessoas de 10 a 60 anos em diversas categorias, que faz a diferença no local onde vivem.
"Por ter intuito social, mobiliza o setor industrial e comercial, ganhando espaço e parceiros para que haja os projetos saindo da intenção para a ação. Os Misters e Misses são os guardiões, fiscalizadores e propagadores da ideia." nos relatou Romanelli.
A confreira Aline ainda nos apresentou a jovem Goianense Beatriz Correia de Amorim, que iniciou neste concurso e já venceu 10 estados, recebendo o título de Miss Eco Teen Brazil 2019
Aline vem participando há 18 meses e conquistou os títulos de Miss Eco Senhora Pernambuco; Miss Eco Senhora Panamericano, Miss Eco Senhora Brazil Internacional, Embaixatriz da Ecologia e Queen of the nature and ecology. Realmente um orgulho para Goiana, na qual a própria Aline contou que faz questão de exaltar a cultura e patrimônio de nossa cidade nos concursos.
Outro ponto da reunião que vale destaque foi a apresentação de uma moção de entrega da medalha Heroínas de Tejucupapo, às confreiras, Nilceia Soares Barbosa Maggi e Maria Helena Rodrigues da Silveira, aprovada por unanimidade pelos presentes, mais que merecido, pois estas duas confreiras têm se dedicado ao extremo aos préstimos para com o Instituto e Goiana.
Ainda tivemos, a convite, a presença da arqueóloga Maria Fernanda, que presta serviços a COMPESA. Atualmente a Companhia Pernambucana de Saneamento está fazendo várias obras de esgoto nos arredores do sitio histórico da cidade, para o que é de fundamental importância a presença de um profissional da arqueologia para fazer o acompanhamento das escavações. Ela nos informou que foram encontrados alguns fragmentos de cerâmica e ossos. O material encontrado será levado para o departamento de arqueologia da UFPE, e que, posteriormente, pode-se cogitar numa exposição com os achados, no IHAGGO. Maria Fernanda também reconhece a importância do Instituto na preocupação neste processo.
A reunião ainda contou com um momento para assuntos diversos, na qual o presidente Harlan Gadelha e demais confrades presentes puderam fazer informes de grande relevância para o IHAGGO e para Goiana. Encerrada a reunião, foi partilhado um simbólico banquete, com comidas típicas para comemorar o período junino.
Por: Edilson Oliveira (Sócio do IHAGGO)