Noite de Sessão Magna comemora 149 anos do IHAGGO

01/09/2019

Na quinta-feira, 29 de agosto, data em que se comemoram os 198 anos da criação da Junta Governativa de Goiana (1821), foi comemorada, também, em grande estilo a passagem dos 149 anos do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana - IHAGGO, o Instituto mais antigo do país dentre os municipais.

Em uma grande festa no antigo Casarão do Poeta Adelmar Tavares, hoje Sede do IHAGGO, reformado com recursos próprios, para a sua instalação, o IHAGGO recebeu, em uma noite memorável, a sociedade goianense e autoridades de todo o Estado para prestigiar a já conceituada Instituição, nestas duas datas magnas. Esta instituição se solidifica como uma das principais guardiãs do patrimônio histórico de Goiana.

Iniciando o cerimonial, para compor a mesa de honra da Sessão Magna foram convidados:

1- Ilmo. Sr. DR. HARLAN DE ALBUQUERQUE GADÊLHA FILHO-Presidente do IHAGGO;

2- Exmo. Sr. DESEMBARGADOR MARCO MAGGI, representando o PRESIDENTE DO TJPE;

3- Ilmo. Sr. JOÃO VICTOR FALCÃO, Representando a Exma. Sra. DEPUTADA ESTADUAL PRISCILLA KRAUSE;

4- Ilmo. Sr. SILVIO AMORIM - Presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano;

5- Ilma. Sra. MARIA DE BETÃNIA CORREIA DE ARAÚJO - Diretora do Museu da Cidade do Recife

6- ILMO. SR. SEBASTIÃO GADÊLHA DE ARAÚJO - Secretário de Turismo e Cultura de Goiana, representando o Prefeito em Exercício, Exmo. Sr. Eduardo Honório Carneiro.

7- EXMO. SR. VEREADOR CARLOS ALBERTO DOS SANTOS VIÉGAS JR. - Presidente da Câmara Municipal de Goiana;

8- ILMO. Sr. MIGUEL MEIRA - Diretor do Centro de Estudos de História Municipal de Peranmbuco;

9- ILMO. SR.ERIVALDO FRANCISCO DE OLIVEIRA (PEU DO MARACATU) - Presidente da ACCIPE - ASSOCIAÇÃO CARNAVALESCA DOS CABOCLINHOS E ÍNDIOS DE PERNAMBUCO - representando TODAS AS ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DE GOIANA;

10- PE. JOSÉ EDSON ALEXANDRE FERREIRA - Pároco da Cidade de Goiana.

11- ILMO. Sr. JOSEMIR CAMILO DE MELO - Presidente da Academia de Letras de Campina Grande, PB- Representando o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Na abertura do evento, foi tocado o Hino de Pernambuco e logo após a cerimônia o Hino de Goiana, soados pelos metais da Sesquicentenária Banda Curica (Patrimônio Vivo de Pernambuco) que, no final, fez um concerto, executando outras músicas do seu repertório.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente do IHAGGO, Dr. Harlan Gadelha Filho, que, em seu discurso, enfatizou a importância do IHAGGO para nossa cidade, estando o Instituto de portas abertas para o povo de Goiana. Ainda, sobre a cerimonia, o sócio Dr. Josué Antônio Fonseca de Sena, orador do IHAGGO, relembrou os feitos do Instituto Histórico de Goiana (assim chamado, em sua origem, em 1870), desde a sua fundação, e ressaltou que o casarão reformado "...ressurge, portanto, das ruínas e o do abandono para ser o nobre templo da História, confirmando este fato em um verso do poeta Fernando Pessoa: "O homem sonha, Deus quer, a obra nasce".

Abordando o Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, nosso orador citou que "...Goiana tem a mania do pioneirismo". Acrescentou que a diz feita de ideais, de rebeldia, firmeza e altivez, consoante o próprio espírito pernambucano, além de ser também exponencialmente festiva, acolhedora e hospitaleira. Dentro desses vetores, ressaltou sua liderança no movimento armado que expulsou, em 1821, o odiado Governador das Armas, Luiz do Rego, algoz de Pernambuco, na violenta repressão e punição aos revolucionários de 1817. Assinalou, ainda, que a cidade, econômica e politicamente pujante, décadas depois, apesar da indisfarçável inclinação republicana, recebera, magnificamente, Dom Pedro II, em 06 de dezembro de 1859.

Finalizando seu discurso com o tom de agradecimento a todos ali presentes, por prestigiarem o evento, com a gratidão devida pelo apoio dado ou que possam dar ao IHAGGO disse: "Considero estarmos fortemente comprometidos com o soerguimento do Instituto, em afirmação da nossa História e Tradição, que, decerto, servirão de guia para um melhor Futuro, porquanto no dizer de Marcos Cícero "A História é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida".

João Victor Falcão também fez uso da palavra, representando a ALEPE, Assembleia Legislativa do Estado e a Deputada Priscila Krause, parabenizou o IHAGGO e sua história, e com o poema Sinos de Goiana encerrou sua fala louvando o patrono da Casa (sede) Poeta Adelmar Tavares.

Seguindo a cerimonia, tivemos o momento de diplomação de novos sócios, sendo CORRESPONDENTES: Christopher Peter Sellars, Cristiane Alves de Lima, Cláudia Vicente da Silva, Dirceu Salviano Marroquim, George Félix Cabral de Sousa, Jacques Alberto Ribemboim, Josemir Camilo de Melo, Pedro Ferrer de Morais, Reinaldo Carneiro Leão e Tácito Cordeiro Galvão; EFETIVO: Cleyton Figueiredo/ BENEMÉRITOS: José Luiz da Mota Meneses e Marcus Antônio do Prado; HONORÁRIO: Renata Duarte Borba. Após a diplomação tivemos como orador, representando os novos associados, o confrade Dr. George Cabral que exaltou o instituto e os demais confrades recém admitidos.

Outro momento marcante da cerimônia foi a entrega da Medalha HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO às confreiras Nilcéia Soares Maggi e Maria Helena Rodrigues Silveira, onde a emoção tomou conta deste momento, honraria mais que merecida, pelos préstimos desta duas abnegadas confreiras ao IHAGGO e toda sua trajetória de feitos marcantes pela cidade de Goiana.

As medalhas foram entregues pela Confreira Luzia Maria da Silva (Dona Luzia) líder comunitária e fundadora do espetáculo da Batalha das Heroínas. Neste mesmo momento, ainda em homenagem as condecoradas, como gesto de goianismo, o Coral Nossa Senhora do Rosário e ESCALLA cantou a música TERRA DOS ENCANTOS, ovacionado por todos ali presentes. A música que é de composição de Ednaldo Oliveira (Nado do Chalé) e muito conhecida na intepretação do cantor Rosildo Oliveira é considerada como um segundo hino de Goiana. O Coral ainda durante o Receptivo apresentou mais alguns números do seu repertório.

Ainda na noite de festa, um momento peculiar em homenagem a CASEG (antiga Casa do Estudante de Goiana), através do Sr. Esmeraldo Gadelha, que doou para o IHAGGO, a placa de inauguração (19/01/1973) da memorável Casa do Estudante de Goiana, espaço que, nos idos da década de 1970, acalentou os sonhos da juventude de 21 "caseguianos" presentes na cerimônia. Representando os "caseguianos", discursou o Sr. Esmeraldo Gadelha, em tom de alegria e júbilo, relembrando pontos fortes que marcaram o tempo de outrora da CASEG, sua importância e os que ali passaram pela Casa do Estudante. Em seguida, o Presidente Harlan Gadelha e o senhor Esmeraldo Gadelha descerram a placa da CASEG, no recinto da Casa de Adelmar Tavares.

Por fim, o presidente da cerimônia, Harlan Gadelha, encerrou os trabalhos da noite, agradecendo a todos presentes e envolvidos na festa, a exemplo dos integrantes da Comissão Organizadora que, durante dias, doaram-se para o brilhantismo desta Sessão Magna que marcou os 149 anos de surgimento do IHAGGO e os 198 anos da Junta Governativa de Goiana.