Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana participa de Lançamento do CURTA "HECATOMBE DO ROSÁRIO"

17/05/2019

Na noite da sexta-feira (17/05), uma comissão de sócios do IHAGGO formada por seu Presidente Harlan Gadelha e pelos sócios; Valéria Paiva, Edvaldo de Lima e Edilson Oliveira. Visitaram e prestigiaram o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão - IHGVSA. A ocasião foi para prestigiar o lançamento do FILME Curta Documentário "A HECATOMBE DO ROSÁRIO".

O Curta trata da história de um dos maiores massacres acontecidos no Brasil do Segundo Império. Um acontecimento dos mais trágicos e marcantes vivenciado em 1880 na então "Cidade da Victória", hoje Vitória de Santo Antão. Segundo afirma a história, em 27 de junho, véspera das eleições municipais para Juízes de Paz e Vereador, o racha interno no partido Liberal, que originara duas correntes políticas disputando o poder na região, os "Cachorros" e os "Leões", resultou em um embate sangrento e macabro, que culminou na morte de 17 pessoas e dezenas de feridos. Os envolvidos eram principalmente senhores de engenho da oligarquia canavieira da época na região. E não bastasse a violência do fato, este se deu dentro de um templo católico dos mais antigos do Estado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, datada do início do século XVIII, e desde 1985 tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

O filme tem Direção e Roteiro do vitoriense Djalma Andrade, "tudo começou a partir de uma visita rotineira a sede do Instituto Vitoriense, na qual para passa o tempo foi sugerido a ler um livro que em um dos seus capitulo contava a história da Hecatombe do Rosário, pronto dai me apaixonei pela história" conta Andrade.

Para a produção contou com depoimentos de vários nomes ilustres da cidade da Vitória, dentre eles: o vitoriense Gustavo Krause (ex-governador e Ministro de Estado) Pedro Ferrer (historiador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória), Motta Menezes (arquiteto e ex-presidente do IAHGP), Marcelo Casseb (professor da UPE), Reinaldo Carneiro (professor e historiador), Cláudia Vicente e Maria de Fátima (professoras, historiadoras e diretoras do IHGVSA), Hiram Gomes (professor e vice-presidente do IHGVSA), e os historiadores André Pontes e Cláudio Galvão, e o José Joaquim Neto (memorialista) Todos com um jeito peculiar de narrativa da trama.

O documentário de 24 minutos foi exibido em duas seções no teatro Silogeu, Paralelamente à exibição, acontece uma exposição com fotos dos personagens, documentos e peças relacionadas à Hecatombe do Rosário.

Durante o receptivo após a primeira sessão a equipe de representantes do IHAGGO entregou ao Presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer dois presentes para o acervo do Instituto, uma Cerâmica Figurativa do Mestre Artesão Edilson Oliveira intitulada "O PESCADOR" e Vários exemplares de Literatura de Cordel do poeta Edvaldo de Lima, ambos sócio do IHAGGO.

O IHAGGO parabeniza o produtor Djalma Andrade, sua equipe e todos que fazem o Instituto vitoriense pelo belo trabalho voltado como registro histórico.

veja a baixo o Trailer do Filme>>>