IHAGGO inaugura Painel Alusivo as PRETINHAS DO CONGO DE GOIANA
10/07/2021

No ultimo Sábado, dia 10, às 10 horas da manhã, aconteceu a inauguração de mais uma placa informativa que faz parte do projeto "Paredes que contam Historia", criado pelo Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO).
Dessa vez, a apoiadora cultural foi a jornalista Maria Cristina Rocha que financiou uma placa em alusão às Pretinhas do Congo de Goiana, manifestação cultural de identidade negra e popular, cuja sede é situada às margens do Canal de Goiana, Baldo do Rio, na rua Vereador Eulálio Ribeiro dos Santos.
"A ideia principal é fazer a economia criativa funcionar. Temos material, precisamos de gestão. E, claro, levar a Cultura e a história de Goiana para as escolas", assegurou Maria Cristina Rocha sobre a fomentação da placa em questão.
O texto do painel foi escrito pelo Prof. PhD em História Severino Vicente da Silva (Sócio Correspondente do IHAGGO) no qual o mesmo já escreveu um livro sobre a Manifestação Popular das Pretinhas do Congo, vale ressaltar que as Pretinhas do Congo recebeu no ano de 2020 o Título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
O evento contou com a participação de autoridades constituídas, de confreiras e confrades, além do presidente do IHAGGO, Harlan Gadelha Filho.
Esta foi a primeira de uma serie de aposições de Painéis em comemoração a efeméride do BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA E CONVENÇÃO DE BEBERIBE.
Texto: David Borges