IHAGGO concede Diploma de Sócio Honorário a Luzia Maria da Silva, Fundadora do teatro da Batalha das Heroínas de Tejucupapo.

29/04/2019

No ultimo dia 28 de Abril, aconteceu a encenação do Teatro Batalha da heroinas, no qual tiveram presentes os sócios Josy Borba, Emilia de Rodat, Valéria Paiva, Edivaldo de Lima, Edmario Jobat e Edilson Oliveira, representando o Instituto Histórico Arqueológico e geografico de Goiana - IHAGGO. Na ocasião foi entregue à dona Luzia Maria da Silva, o diploma de Sócio Honorário, que agradeceu dizendo: "Estou muito emocionada pelo nobre gesto" e fazendo uma breve pausa, com a voz embargada balbuciou: " No momento em que mais se achava esquecida, recebo de tão importante Instituição o valioso reconhecimento".

*EMOÇÃO ! Essa é a palavra que definia os semblantes de todos que assistiam áquela encenação, com os olhos marejados pela emoção.

Revive- se a bravura, a coragem, a determinação daquelas mulheres, que no passado, usando como armas tachos e panelas de barro cheia de água quente e pimenta, expulsaram de maneira inusitada os holandeses de sua terra, ficando conhecidas como "As Heroínas de Tejucupapo". O combate ficou registado como o primeiro, em que mulheres foram à luta no Brasil.

Porém, saindo do passado e vindo para o presente, encontramos atuais heroínas, que vivem do árduo trabalho da pesca do caranguejo, do marisco e ostras.

Entre as mulheres de Tejucupapo, destacamos a heroína mor dona Luzia Maria da Silva, que preserva, a trancos e barrancos, sua história, trazendo ao público anualmente, a celebração da data, através desse magnífico espetáculo teatral.

Essa mulher que luta com todas as armas em busca de patrocinadores para que esse evento não venha a perecer.

Em reconhecimento a essa luta e dedicação em preservar e propagar a nossa história, o Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana, sob a presidência de Harlan de Albuquerque Gadelha Filho, concede a essa cidadã Tejucupapense o diploma de Sócia Honorária, em sessão de 11.04.2018, entregue na data de pleno evento.

* Emilia de Rodat (sócia Efetiva)